quarta-feira, 6 de julho de 2011

MÓDULO II ATIV 2-2 - CONHECENDO UM HIPERTEXTO


O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush.

O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, para oferecer ao usuário interfaces interativas.

Esta modalidade de comunicação vem auxiliar na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a forma de organização em rede.

Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

O Hipertexto não está presente apenas no campo da informática, mas encontram-se também nos livros de formatos convencionais, onde os autores buscam facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem que perca a essência que compõe o todo, a idéia central do autor. Hoje é muito comum encontrarmos livros organizados por um autor e escritos por vários. Estes livros não lineares são exemplos de hipertextos.

O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.

As partes de um hipertexto fazem sentido, mesmo sendo deslocadas do seu eixo central ou enredo. Ele possibilita a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir.

Assim, um hipertexto é uma ligação dentro de um texto que nos conduz a outro texto. Essas ligações podem ocorrer via: “palavras, imagens ou sons”.


Referências Bibliográficas:

http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


Ana Iva C. Brum Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário