terça-feira, 27 de setembro de 2011

MÓDULO III - ATIV 3.5 CONCEITO DE CURRÍCULO


O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar.

A utilização da internet e das tecnologias trouxeram novos desafios pedagógicos para as escolas. O uso de tecnologias no currículo escolar contribui e complementa os conhecimentos trabalhados em todas as disciplinas.

Cabe ao professor a elaboração de um planejamento de modo a integrar de forma equilibrada e inovadora a utilização do computador como instrumento de apoio às disciplinas e aos conteúdos proposto, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.

MÓDULO III - ATIV 3.4 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO











MÓDULO III ATIV 3-3 PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA AO CURRÍCULO


ESCOLA: Escola Municipal Paulo Simões Braga

PROJETO: DROGAS "Conhecendo e Fugindo dos Perigos"

PÚBLICO ALVO: Alunos e toda comunidade escolar

NÚMERO DE ALUNOS: 130

TEMPO ESTIMADO: 60 (Sessenta) dias


JUSTIFICATIVA:

A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento sadio da criança, do adolescente e do adulto, pois contribui para a formação global do jovem e da sociedade. Qual a relação entre educação e prevenção? A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida. Assim, o papel da escola na prevenção é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação intelectual e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano. Trata-se de discutir o projeto de vida dos alunos e da sociedade.

OBJETIVO:

· O objetivo principal é instrumentalizar toda a comunidade escolar a construírem e manterem uma postura de constante prevenção ao uso de drogas;

· Fornecer informações que enfatizem as conseqüências negativas do uso de drogas;

· Diminuir a probabilidade dos escolares se envolverem com o uso de drogas;

· Formar multiplicadores de informações no combate as drogas;

· Desenvolver habilidades de resistência as pressões para experimentação ou uso de drogas;

· Promover uma comunidade escolar consciente e mais saudável;

· Apresentação de alternativas de possibilidades de lazer, prazer e crescimento pessoal, perspectivas de uma vida melhor longe das drogas.

PLANO DE AÇÃO E METODOLOGIA:

· Realização de um diagnóstico da escola e levantamento das principais duvidas existentes entres os alunos e profissionais da escola.

· Levantamento de ocorrências na escola;

· Levantamento de atividades já desenvolvidas para evitar repetições de atividades e temas;

· Rodas de conversas com grupos de alunos por sala de aula;

· Palestra para toda comunidade escolar;

· Palestra para os alunos de acordo com a faixa etária

· Filmes e vídeos alusivos ao tema de acordo com a faixa etária

· Aplicação de atividades


· Rodas de conversa pós projeto


· Elaboração de cartazes

· Apresentação de teatros.

1ª etapa:

  • Realização de um diagnóstico da escola e levantamento das principais dúvidas existentes entre os profissionais da escola
  • Levantamento de ocorrências na escola
  • Levantamento de atividades já desenvolvidas para evitar repetições de atividades e temas

2ª etapa:

  • Rodas de conversas com grupos de alunos por sala de aula
  • Palestra para toda comunidade escolar
  • Palestra para os alunos de acordo com a faixa etária
  • Filmes e vídeos alusivos ao tema de acordo com a faixa etária

3ª etapa:

  • Realização de atividades
  • Rodas de conversa pós projeto
  • Elaboração de cartazes
  • Apresentação de teatros


RECURSOS UTILIZADOS:

Computador, caixa de som, microfone, tela de projeção, datashow, câmera fotográfica, pesquisas na internet e materiais de uso cotidiano dos alunos (cartolina, tesoura, lápis de cor, caneta, etc.)

AVALIAÇÃO:
O aluno será avaliado de acordo com seu entusiasmo e participação e envolvimento nas atividades propostas no projeto. A avaliação geral da proposta será contínua e diagnóstica durante e após o desenvolvimento do projeto.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

CARTILHAS. Coleção por dentro do assunto DROGAS. SENAD. Secretaria Nacional de Combate as Drogas.

MEYER. Marine. Guia Prático para Programas de Prevenção de Drogas. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MÓDULO III - ATIV 3.2 CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA DA TEORIA À PRÁTICA


O trabalho em sala de aula deve ser previamente planejado, porém é indispensável que o mesmo ocorra numa perspectiva de diálogo entre educador e educandos, pois assim ocorrem acréscimos de opiniões e participações importantes.

Trabalhar com projetos visa a pedagogia do construcionismo, ou seja, o aprendizado ocorre por meio daquilo que se realiza. Levando-se em conta de que cada aluno vem de um contexto histórico diferente o diálogo permite ao professor entender e identificar a melhor forma de atender a este aluno e assim deve-se de acordo com a demanda manifestada, se necessário realizar mudanças ou adaptações na proposta inicial.

Esta prática promove o vínculo e a identificação de necessidades individuais em meio a turma da sala de aula.

É importante que os alunos tenham liberdade para participarem com autonomia e então a partir de seus conhecimentos prévios e cotidianos possam construir e reconstruir significados e conhecimentos científicos.

Durante a aplicação de um projeto, de inicio um aluno não demonstrou interesse pelo tema, se negando a realizar as atividades em grupo, ao deixa-lo livre para realizar suas atividades individualmente surpreendeu com a qualidade do trabalho apresentado e ainda com seu entusiasmo no decorrer da aula.

MÓDULO III - ATIV 3.1 CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA


Juntos, seremos sempre um pouco melhor. Seria tolice não ouvir as grandes contribuições que as crianças proporcionam em sala de aula, usando um exemplo bíblico: em Eclesiastes 4: 13 cita: “Melhor é a criança pobre e sábia do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar” Dentro da sala de aula e em todos os ambientes de trabalho o diálogo é a melhor opção seja para a construção de novos conhecimento ou ainda para o aperfeiçoamento das práticas. O diálogo também é o melhor caminho para a construção do vínculo e da confiança duradoura por meio dele podemos detectar dificuldades e possíveis falhas. Através do diálogo temos também acesso a uma importante bagagem do saber não formal, o qual é essencial para o planejamento de ações. As rodas de conversas ou ainda conversas informais em pequenos espaços de tempo livres são boas estratégias para promover boas conversas. A tecnologia sempre soma como um recurso que aperfeiçoa e facilita a aprendizagem.

MÓDULO II ATIV 2-11 - NAVEGANDO PELO WIKCIONÁRIO


O wikcionário é um projeto colaborativo para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia. O projeto iniciou-se em 3 de maio de 2004 e possui atualmente 175 815 entradas na versão em português. Qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição; não é necessário identificar-se.

Realizei algumas pesquisas nesta ferramenta e obtive respostas eficazes como por ex: ao digitar Brasilândia recebi a seguinte resposta:

Substantivo

Brasilândia próprio

1. município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul

A pagina é rica em recursos e oferece diversificados subsídios importantes para uma boa pesquisa.

MÓDULO II - ATIV 2-10 - VISITANDO A WIKIPÉDIA


Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas. A Wikipédia é uma enciclopédia livre que todos podem editar, trás todo tipo de informações. Qualquer pessoa pode editar um texto na Wikipédia, desta forma ela é construída coletivamente por várias pessoas com o intuito em comum de contribuir/colaborar na divulgação de informações úteis. Para colaborar com a Wikipédia basta clicar criar uma página e de imediato aparecem as orientações sobre como proceder para a inserção de um novo texto/assunto.

Por ser de livre edição o ideal é que o assunto encontrado seja também pesquisado em outras fontes para maior segurança e credibilidade.

Geralmente os textos são idôneos e verdadeiros, porém devido a ser uma enciclopédia de livre edição, suas referências não são aceitas em trabalhos de cunho acadêmico.

Ainda que haja certas restrições para os trabalhos universitários a Wikipédia é merecedora de grande respeito pela facilidade e diversidade que oferece em diversificados âmbitos.

MÓDULO II ATIV 2-9 OUTRA FORMA DE REGISTRO "POSTER"

MÓDULO II ATIV 2-8 REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA



1. DESCRIÇÃO DO PROJETO:

O objetivo proposto foi a divulgação dos malefícios causados pelo tabagismo, bem como a formação de multiplicadores no combate ao cigarro. As TIC utilizadas foram o computador, tela de projeção e caixa de som, para apresentação do tema em Power Point e filmes educativos alusivos ao tema.

2. CARACTERÍSTICAS DA TURMA EM QUE FOI APLICADO:

Foi aplicado na escola Paulo Simões Braga no período vespertino, com a turma 2. ° Ano, atendendo a um total de 17 alunos, contamos com o apoio da professora regente da sala Rosemeire Otaviano na elaboração de atividades que contemplaram a interdisciplinaridade nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, geografia, ciência e artes, da coordenadora pedagógica Waleska Marques e do professor Cristiano para a instalação e configuração das TIC na sala de aula. A aplicação do projeto utilizou 4 horas/aula.

3. DESCRIÇÃO DE COMO O PROJETO SE DESENVOLVEU:

Iniciamos a aplicação do projeto com uma roda de conversa informal, sondando os conhecimentos prévios dos alunos. Apresentamos o tema com animações em power point, utilizamos 2 filmes educativos, “O ovo fumante”e “Fumar Pra Que”. Durante a elaboração dos cartazes propomos uma musica ambiente “Fumar pra que? Pra que fumar?” (Xuxa). As crianças aderiram a musica e enquanto confeccionavam os cartazes cantavam baixinho.

4. RESULTADOS OBTIDOS:

Os resultados foram positivos, as crianças demonstraram-se bastante conscientes em relação aos malefícios do cigarro, bem como dispostas a convencerem aos seus familiares quanto a deixarem o vício.

5. CONCLUSÕES:

A aplicação deste projeto fomentou em nós enquanto educadores quanto a importância da utilização das TICs em sala de aula, pois as crianças aderem muito a esta prática, ficando bem atentas, assim facilitando muito a assimilação do conteúdo.

MÓDULO II ATIV 2-7 COMPARTILHANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA


Esta atividade consiste em compartilhar com a tutora a experiência que esta sendo vivenciada na aplicação do projeto utilizando-se das TIC e ainda receber orientações da mesma quanto à organização e registro das práticas pedagógicas.

MÓDULO II ATIV 2-6 PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO


1. Identificação

Nome da cursista

Ana Iva Corrêa Brum Barros

Nome da Escola: Paulo Simões Braga Local: Brasilândia/MS

Ano: 2.° Ano Número de alunos: 17

Professora Regente: Rosemeire Otaviano

2. Problemática a ser estudada:

Tabagismo e risco de câncer.

Tema: “Todos por um mundo melhor sem o cigarro”

3. Justificativa:

Educar sobre o tabagismo é o primeiro passo para evitar o vício. Toda criança deve aprender desde cedo sobre os males causados pelo consumo ou pelo contato com a fumaça do cigarro. O tabagismo é a principal causa de morte evitável do planeta, a OMS (Organização Mundial da Saúde) calcula que um terço da população mundial adulta, isto é, 1,2 bilhões de pessoas, seja fumante. No Brasil, 23 pessoas morrem por horas em virtudes de doenças ligadas ao cigarro. (Ministério da Saúde). Crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças. (Ministério da Saúde).

4. Objetivo:

Transmitir informações aos alunos de modo a reconhecerem os perigos do tabagismo e os riscos e danos causados a saúde, formar multiplicadores a fim de atingir também os pais ou outros familiares das crianças no combate ao vício do cigarro.

5. Disciplinas envolvidas

Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, e Artes.

6. Conteúdos

O tabagismo e os riscos e danos causados a saúde. (ciências);

O tabaco e o meio ambiente. (geografia);

Separando as silaba, formação de palavras, formação de frase. (língua portuguesa);

Resolução de problemas. (matemática);

Pintura, colagens e confecção de cartazes educativos alusivos ao tema, construção de painel. (artes);

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

O tema será trabalhado por meio de rodas de conversas (pré e pós-projeto), propostas de pesquisas, vídeos educativos (ovo fumante, fumar pra que e fumar pra que - Xuxa), realização de atividades interdisciplinares a fim fomentar a aprendizagem referente ao tema e confecção de cartazes educativos para exposição em um painel temático no pátio da escola. A proposta inicial do projeto é de 40 horas atividades.

8. Recursos a serem utilizados:

Vídeos educativos, computador, datashow, cartolina, livros e revistas.

9. Registro do processo

O Projeto será registrado por meio de portifólio escrito e fotografado.

10. Avaliação e Resultados esperados

A avaliação será contínua no decorrer do projeto por meio de observação das crianças e da adesão das mesmas ao projeto E ainda por meio de tabulação das informações adquiridas nas rodas de conversa pré e pós-projeto. O resultado esperado é a formação de crianças conscientes e multiplicadoras de informações de combate ao tabagismo.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

O projeto será socializado e divulgado via painel no pátio da escola e via blog no seguinte endereço: http://educacaoviaprojetos.blogspot.com

12. Referências Bibliográficas

BRASIL – Ministério da Saúde. O Câncer e seus fatores de ricos. Doenças que a educação pode evitar - Coleção saber saúde.

BRASIL – Ministério da Saúde. Prevenção do tabagismo e outros fatores de risco de câncer - Coleção saber saúde.

BRASIL – Ministério da Saúde. Vida Nota 10 - Coleção saber saúde.

INCA – REDEH – Rede de Desenvolvimento Humano – Por um Mundo sem Tabaco.

www.revistanovaescola.com.br

MÓDULO II ATIV 2-5 CRIANDO UM PORTIFÓLIO



Esta atividade solicita a criaçao de um portifólio em hipertexto através de um blog, sendo este a efetuaçao desta tarefa. Ao término de todas as atividades postarei aqui os links e ainda uma apresentação de todas as atividades realizadas no decorrer do curso.

MÓDULO II ATIV 2-4 CONCEITUANDO HIPERTEXTO COLETIVAMENTE


Escolha o trabalho de um colega e apresente algo que lhe pareça interessante:

Comentário - Lucilene Cardoso : Sabemos que a bíblia pode se ler sem ser sequencial, mas só ao entender o que é um hipertexto é que a reconhecemos como tal, com notas de roda- pé,indicando outro texto para explicação da leitura anterior. Assim Hipertexto é um texto que utiliza links que remetem o leitor a outros textos escritos ou visuais com diferentes objetivos(informativos,propagandas,...).

O trabalho da colega Lucilene Cardoso me chamou atenção quando faz referência aos textos bíblicos, realmente ao estudarmos a biblia, nos movemos de um ponto ao outro por meio das referências, ou seja os hipertextos.