ESCOLA: Escola Municipal Paulo Simões BragaPROJETO: DROGAS "Conhecendo e Fugindo dos Perigos"PÚBLICO ALVO: Alunos e toda comunidade escolarNÚMERO DE ALUNOS: 130TEMPO ESTIMADO: 60 (Sessenta) diasJUSTIFICATIVA:A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento sadio da criança, do adolescente e do adulto, pois contribui para a formação global do jovem e da sociedade. Qual a relação entre educação e prevenção? A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida. Assim, o papel da escola na prevenção é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação intelectual e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano. Trata-se de discutir o projeto de vida dos alunos e da sociedade.
OBJETIVO:
· O objetivo principal é instrumentalizar toda a comunidade escolar a construírem e manterem uma postura de constante prevenção ao uso de drogas;
· Fornecer informações que enfatizem as conseqüências negativas do uso de drogas;
· Diminuir a probabilidade dos escolares se envolverem com o uso de drogas;
· Formar multiplicadores de informações no combate as drogas;
· Desenvolver habilidades de resistência as pressões para experimentação ou uso de drogas;
· Promover uma comunidade escolar consciente e mais saudável;
· Apresentação de alternativas de possibilidades de lazer, prazer e crescimento pessoal, perspectivas de uma vida melhor longe das drogas.
PLANO DE AÇÃO E METODOLOGIA:
· Realização de um diagnóstico da escola e levantamento das principais duvidas existentes entres os alunos e profissionais da escola.
· Levantamento de ocorrências na escola;
· Levantamento de atividades já desenvolvidas para evitar repetições de atividades e temas;
· Rodas de conversas com grupos de alunos por sala de aula;
· Palestra para toda comunidade escolar;
· Palestra para os alunos de acordo com a faixa etária
· Filmes e vídeos alusivos ao tema de acordo com a faixa etária
· Aplicação de atividades
· Rodas de conversa pós projeto
· Elaboração de cartazes
· Apresentação de teatros.
1ª etapa:
- Realização de um diagnóstico da escola e levantamento das principais dúvidas existentes entre os profissionais da escola
- Levantamento de ocorrências na escola
- Levantamento de atividades já desenvolvidas para evitar repetições de atividades e temas
2ª etapa:
- Rodas de conversas com grupos de alunos por sala de aula
- Palestra para toda comunidade escolar
- Palestra para os alunos de acordo com a faixa etária
- Filmes e vídeos alusivos ao tema de acordo com a faixa etária
3ª etapa:
- Rodas de conversa pós projeto
RECURSOS UTILIZADOS:
Computador, caixa de som, microfone, tela de projeção, datashow, câmera fotográfica, pesquisas na internet e materiais de uso cotidiano dos alunos (cartolina, tesoura, lápis de cor, caneta, etc.)
AVALIAÇÃO:
O aluno será avaliado de acordo com seu entusiasmo e participação e envolvimento nas atividades propostas no projeto. A avaliação geral da proposta será contínua e diagnóstica durante e após o desenvolvimento do projeto.
BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:
CARTILHAS. Coleção por dentro do assunto DROGAS. SENAD. Secretaria Nacional de Combate as Drogas.
MEYER. Marine. Guia Prático para Programas de Prevenção de Drogas. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.