terça-feira, 27 de setembro de 2011

MÓDULO III ATIV 3-3 PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA AO CURRÍCULO


ESCOLA: Escola Municipal Paulo Simões Braga

PROJETO: DROGAS "Conhecendo e Fugindo dos Perigos"

PÚBLICO ALVO: Alunos e toda comunidade escolar

NÚMERO DE ALUNOS: 130

TEMPO ESTIMADO: 60 (Sessenta) dias


JUSTIFICATIVA:

A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento sadio da criança, do adolescente e do adulto, pois contribui para a formação global do jovem e da sociedade. Qual a relação entre educação e prevenção? A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida. Assim, o papel da escola na prevenção é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação intelectual e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano. Trata-se de discutir o projeto de vida dos alunos e da sociedade.

OBJETIVO:

· O objetivo principal é instrumentalizar toda a comunidade escolar a construírem e manterem uma postura de constante prevenção ao uso de drogas;

· Fornecer informações que enfatizem as conseqüências negativas do uso de drogas;

· Diminuir a probabilidade dos escolares se envolverem com o uso de drogas;

· Formar multiplicadores de informações no combate as drogas;

· Desenvolver habilidades de resistência as pressões para experimentação ou uso de drogas;

· Promover uma comunidade escolar consciente e mais saudável;

· Apresentação de alternativas de possibilidades de lazer, prazer e crescimento pessoal, perspectivas de uma vida melhor longe das drogas.

PLANO DE AÇÃO E METODOLOGIA:

· Realização de um diagnóstico da escola e levantamento das principais duvidas existentes entres os alunos e profissionais da escola.

· Levantamento de ocorrências na escola;

· Levantamento de atividades já desenvolvidas para evitar repetições de atividades e temas;

· Rodas de conversas com grupos de alunos por sala de aula;

· Palestra para toda comunidade escolar;

· Palestra para os alunos de acordo com a faixa etária

· Filmes e vídeos alusivos ao tema de acordo com a faixa etária

· Aplicação de atividades


· Rodas de conversa pós projeto


· Elaboração de cartazes

· Apresentação de teatros.

1ª etapa:

  • Realização de um diagnóstico da escola e levantamento das principais dúvidas existentes entre os profissionais da escola
  • Levantamento de ocorrências na escola
  • Levantamento de atividades já desenvolvidas para evitar repetições de atividades e temas

2ª etapa:

  • Rodas de conversas com grupos de alunos por sala de aula
  • Palestra para toda comunidade escolar
  • Palestra para os alunos de acordo com a faixa etária
  • Filmes e vídeos alusivos ao tema de acordo com a faixa etária

3ª etapa:

  • Realização de atividades
  • Rodas de conversa pós projeto
  • Elaboração de cartazes
  • Apresentação de teatros


RECURSOS UTILIZADOS:

Computador, caixa de som, microfone, tela de projeção, datashow, câmera fotográfica, pesquisas na internet e materiais de uso cotidiano dos alunos (cartolina, tesoura, lápis de cor, caneta, etc.)

AVALIAÇÃO:
O aluno será avaliado de acordo com seu entusiasmo e participação e envolvimento nas atividades propostas no projeto. A avaliação geral da proposta será contínua e diagnóstica durante e após o desenvolvimento do projeto.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:

CARTILHAS. Coleção por dentro do assunto DROGAS. SENAD. Secretaria Nacional de Combate as Drogas.

MEYER. Marine. Guia Prático para Programas de Prevenção de Drogas. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário