segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MÓDULO III - ATIV 3.2 CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA DA TEORIA À PRÁTICA


O trabalho em sala de aula deve ser previamente planejado, porém é indispensável que o mesmo ocorra numa perspectiva de diálogo entre educador e educandos, pois assim ocorrem acréscimos de opiniões e participações importantes.

Trabalhar com projetos visa a pedagogia do construcionismo, ou seja, o aprendizado ocorre por meio daquilo que se realiza. Levando-se em conta de que cada aluno vem de um contexto histórico diferente o diálogo permite ao professor entender e identificar a melhor forma de atender a este aluno e assim deve-se de acordo com a demanda manifestada, se necessário realizar mudanças ou adaptações na proposta inicial.

Esta prática promove o vínculo e a identificação de necessidades individuais em meio a turma da sala de aula.

É importante que os alunos tenham liberdade para participarem com autonomia e então a partir de seus conhecimentos prévios e cotidianos possam construir e reconstruir significados e conhecimentos científicos.

Durante a aplicação de um projeto, de inicio um aluno não demonstrou interesse pelo tema, se negando a realizar as atividades em grupo, ao deixa-lo livre para realizar suas atividades individualmente surpreendeu com a qualidade do trabalho apresentado e ainda com seu entusiasmo no decorrer da aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário