terça-feira, 5 de julho de 2011

MÓDULO I - ATIV. 1-1 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO




Reflexões Iniciais
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO


Alguns pensadores referem-se a esta época como a sociedade da tecnologia devido à grande mudança ocorrida na cultura, na sociedade e na educação. Mudança esta marcada por inúmeros avanços tecnológicos, o que têm exigido dos educadores que estes estejam informaticamente alfabetizados, aptos a formar alunos por meio do acesso a tecnologia, despertando a capacidade de aprendizagem e de leitura critica dos conteúdos disponibilizados virtualmente.

Ao educador não é necessário apenas a aquisição dos conhecimentos na área de tecnologia, mas também a gestão deste, desenvolvendo diferentes formas de comunicação e ensino aprendizagem para os alunos.

Não há como prever os avanços tecnológicos que estão por vir, uma vez que estes têm ocorrido em ritmo acelerado. A tecnologia é uma ferramenta importante na aquisição do conhecimento, porém não basta apenas ter acesso a ela, é necessário estar preparado para utilizá-la corretamente. Assim, aos educadores cabe a responsabilidade de mediar o conhecimento aos alunos de modo a dotá-los de capacidades de aprendizagem, de modos de pensamento que lhes permitam utilizar estrategicamente a informação que recebem, para que possam converter essa informação em conhecimento.

Desta forma, fomenta-se nos alunos capacidades de gestão do conhecimento, preparando-os para atender as exigências e enfrentar os desafios que os aguardam na sociedade atual. Segundo Pozo 2000 é necessário mediar ao aluno cinco tipo de capacidades para a gestão do conhecimento com competências para: aquisição, interpretação, análise e a comunicação da informação.

Para a efetivação deste processo requer-se converter sistemas culturais de representação em instrumentos de conhecimento, como também apropriar-se de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento, esta nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, como também uma mudança de mentalidade.

Ana Iva C. Brum Barros

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